O Decameron, (do grego déka = dez e hēméra= dia) significa literalmente dez dias, é uma coleção de 100 contos escritos no vernáculo. É considerada uma das obras mais influentes da literatura europeia no século XIV e também a gênese da prosa italiana. Os 100 contos são precedidos por uma longa introdução que narra a história da qual os contos se originam e que serve de ligação à obra. Numa Florença devastada pela peste de 1348, no decorrer de 10 dias, 10 jovens – sete mulheres (Pampinea, Filomena, Neifile, Fiammetta, Elissa, Emilia, Lauretta) e três homens (Filostrato, Dioneo, Panfilo) – para fugir da doença e esquecer o sofrimento e a desolação que reinava em Florença, decidem deixar a cidade e mudam-se para uma vila no campo. Para afastar os maus pensamentos e as más notícias que possam vir de fora, os jovens decidem que cada um contará uma história para se entreterem. Todos os dias será eleito entre eles um rei ou uma rainha do dia que decidirá o tema de cada conto.
Os 100 contos são baseados nesses temas, distribuídos ao longo dos dez dias da seguinte forma: discussão livre (1º dia, a rainha é Pampinea); aventuras com final feliz (2º dia, rainha é Filomena); dificuldades superadas graças à inteligência (3º dia, a rainha é Neifile); amores infelizes (4º dia, o rei do dia é Filostrato); amores com final feliz (5º dia, a rainha é Fiammetta); inteligência que se manifesta através do uso das palavras (6º dia, a rainha é Elissa); escárnio contra maridos (7º dia, o rei do dia é Dioneo); escárnio entre homens e mulheres (8º dia, a rainha é Lauretta ); discussão livre (9º dia, Emilia é a rainha deste dia); generosidade e nobreza de alma (10º dia, o rei do dia é Panfilo).
Essas histórias possuíam um teor erótico frequente, por este motivo o Decameron foi acusado de imoralidade e em muitos períodos foi censurado pela Igreja Romana. Os contos Decameron também foram adaptados cinematograficamente incluindo pelos irmãos Taviani e por Pier Paolo Pasolini.
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤVerbete por Laura Couto (2023)
BOCCACCIO, Giovanni. Decameron. 1. ed. , s.d..
Title | Type | Translator(s) | Year |
---|