O Decameron, (do grego déka = dez e hēméra= dia) significa literalmente dez dias, é uma coleção de 100 contos escritos no vernáculo. É considerada uma das obras mais influentes da literatura europeia no século XIV e também a gênese da prosa italiana. Os 100 contos são precedidos por uma longa introdução que narra a história da qual os contos se originam e que serve de ligação à obra. Numa Florença devastada pela peste de 1348, no decorrer de 10 dias, 10 jovens – sete mulheres (Pampinea, Filomena, Neifile, Fiammetta, Elissa, Emilia, Lauretta) e três homens (Filostrato, Dioneo, Panfilo) – para fugir da doença e esquecer o sofrimento e a desolação que reinava em Florença, decidem deixar a cidade e mudam-se para uma vila no campo. Para afastar os maus pensamentos e as más notícias que possam vir de fora, os jovens decidem que cada um contará uma história para se entreterem. Todos os dias será eleito entre eles um rei ou uma rainha do dia que decidirá o tema de cada conto.
Os 100 contos são baseados nesses temas, distribuídos ao longo dos dez dias da seguinte forma: discussão livre (1º dia, a rainha é Pampinea); aventuras com final feliz (2º dia, rainha é Filomena); dificuldades superadas graças à inteligência (3º dia, a rainha é Neifile); amores infelizes (4º dia, o rei do dia é Filostrato); amores com final feliz (5º dia, a rainha é Fiammetta); inteligência que se manifesta através do uso das palavras (6º dia, a rainha é Elissa); escárnio contra maridos (7º dia, o rei do dia é Dioneo); escárnio entre homens e mulheres (8º dia, a rainha é Lauretta ); discussão livre (9º dia, Emilia é a rainha deste dia); generosidade e nobreza de alma (10º dia, o rei do dia é Panfilo).
Essas histórias possuíam um teor erótico frequente, por este motivo o Decameron foi acusado de imoralidade e em muitos períodos foi censurado pela Igreja Romana. Os contos Decameron também foram adaptados cinematograficamente incluindo pelos irmãos Taviani e por Pier Paolo Pasolini.
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤVerbete por Laura Couto (2023)
BOCCACCIO, Giovanni. Decameron. , s.d..
Source: https://pt.wikipedia.org/wiki/Decamerão
Decameron (Brasil: Decamerão ou Decameron: ou Príncipe Galeotto / Portugal: Decameron ou Decâmeron (vocábulo com origem no grego antigo: deca, "dez", hemeron, "dias", "jornadas") é uma coleção de cem novelas escritas por Giovanni Boccaccio entre 1348 e 1353. O livro é estruturado como uma história que contêm 100 contos contados por um grupo de sete moças e três rapazes que se abrigam em um castelo próximo de Florença para fugir da peste negra, que afligia a cidade. Boccaccio provavelmente iniciou Decamerão após a epidemia de 1348 e o concluiu em 1353. Os vários contos de amor em Decamerão vão do erótico ao trágico; contos de sagacidade, piadas e lições de vida. Além do seu valor literário e ampla influência, ele fornece um documento da vida na época. Escrito no vernáculo da língua florentina, é considerado uma obra-prima da prosa clássica italiana precoce. A obra é considerada um marco literário na ruptura entre a moral medieval, em que se valorizava o amor espiritual, e o início do realismo, iniciando o registro dos valores terrenos, que veio redundar no humanismo; nele não mais o divino, mas a natureza, dita o móvel da conduta do homem. Foi escrito em dialeto toscano.
Title | Type | Translator(s) | Year |
---|
Comments
Add comment
This document has not been commented yet, leave your comment by clicking on "Add comment"
You need to login to comment on this work